agosto 29, 2012

criações: mascote sensorial Tikitum


Tikitum é uma empresa americana que trabalha com design para crianças com necessidade especiais. 

Pra quem não sabe, tenho um filho especial, por isso fiquei muito entusiasmada quando fui procurada para este trabalho. Antes mesmo da confirmação da encomenda, comecei a esboçar ideias para este boneco.

O herói Tikitum é baseado em ilustrações enviadas pela cliente. Busquei orientação de uma excelente terapeuta ocupacional, Beth Prado, para me ajudar com relação ao tamanho, características e materiais mais adequados. 

A proposta foi usar o máximo de materiais naturais. Como o mascote será utilizado com as crianças durante os atendimentos, fiz o corpo e a cabeça laváveis, recheados com lã natural, e os braços e pernas removíveis com enchimentos variados de sementes e grãos, proporcionando diferentes estímulos táteis. O Tikitum também carrega um balão vermelho, que pode ser fixado em qualquer uma das mãos.

Durante a construção do boneco, enviei para a cliente fotos dos materiais e de todo processo. Foi como tê-la em meu atelier participando de tudo! Tanto que aconteceram várias alterações para que o resultado final ficasse de acordo com o esperado. 

Foi uma experiência desafiadora, mas especial e de muito aprendizado que vai ficar costurado pra sempre no meu lado esquerdo do peito.

(Clique nas fotos para ampliar)

ilustração da expressão facial (enviada pela cliente) e esboço das primeiras ideias

lã, moldes e primeiros passos da criação 

bordado do rosto e alguns enchimentos

braços e pernas removíveis


resultado final

5 comentários:

  1. Que maravilha!
    Tomara que a parceria cresça, que outros lugares aproveitem essa experiência e encomendem bonecos.
    Gosto muito do seu trabalho.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Vi vc hj no programa e amei!!!!!
    Agora que te conheço melhor, quero que saiba que a sua arte fará a alegria de mtas cças.Bjo no seu coração.Zenaide.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe ter colocado como anônimo, é pq estou engatinhando ......mas quero te dizer que moro em BAURU/SP e sou profª eventual de 1º ao 5º ano, e adoro levar novidades para sala de aula. Por sinal hj achei dois bonecos que comprei no CENTRINHO que faz um trabalho lindo, eles mostram o implante coclear nas cças. Zenaide.Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zenaide! Devem ser incríveis esses bonecos que vc comprou. Se puder, me mande fotos! Fiquei muito curiosa!! Obrigada pelo carinho e pela mensagem. Grande beijo.

      Excluir

translate