outubro 06, 2012

bonecos imaginados: sobre bonecos de personagens

Quando recebi esse desenho para transformar em boneco, não sabia que a imagem se tratava de um personagem da série Apenas um Show. No meio da loucura das encomendas pro dia das crianças, aceitei o pedido e só fui me dar conta depois. Aproveitando o acontecido, resolvi escrever sobre isso nessa postagem.


Não costumo aceitar fazer bonecos de personagens famosos de séries de tv, desenhos e jogos. Essa informação consta aqui no site. A proposta do meu trabalho é criar bonecos únicos que explorem através dos desenhos a criatividade e imaginação das crianças. Os bonecos de personagens são produzidos em série e seguem fielmente suas características, a maior parte deles podem ser comprados em lojas de brinquedos por um preço mais acessível do que o cobrado pelo meu trabalho, justamente pela forma como são produzidos. Meu trabalho é artesanal, o processo criativo dos Bonecos Imaginados acontece durante a construção de cada um deles. Mais do que dar vida ao desenho, eu procuro dar alma aos bonecos. Aliás, eles já vem com ela, faz parte do meu trabalho captar e transmitir através de formas, tecidos, linhas e pontos. Uma tarefa minuciosa que exige mente limpa e aberta para captar sutilezas. Com personagens há um bloqueio nesse processo porque eles não partem de uma tela branca, e também é muito difícil reproduzir artesanalmente de forma que fiquem idênticos, sem dar margem à comparações... 

Foi mais ou menos isso que expliquei para a mãe da Mariana, fã do desenho, e sugeri à ela que pedisse para a filha fazer um desenho inspirada no personagem, sem a pretensão de ficar igual ao original. Assim, faria o boneco baseada na visão dela a respeito do personagem. Como eu não conhecia a série, não quis assistir nenhum vídeo para não me influenciar. Queria a tela branca, a mente limpa pra fazer um "Mordecai" único e exclusivo para a Mariana. A pequena artista me surpreendeu com esse lindo desenho que usei para trabalhar na criação do boneco. 




Olha o carinho da Mariana ao receber o boneco! Essa imagem é a melhor recompensa que eu poderia ter. 


5 comentários:

  1. Ani

    Muito obrigado, amei o boneco Mordecai você é uma artista muito especial.
    Parabéns pela perfeição e riqueza de detalhes, minha filha vai adorar!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda! O boneco Mordecai foi feito exclusivamente para essa cliente, é um boneco único, assim como todos os outros Bonecos Imaginados (feitos a oartir do desenho). Mande o seu desenho para sabutuca@gmail.com . Será um prazer transformá-lo em realidade! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Me surpreendi positivamente com a sua postura. Juro que achei que você ia passar um sermão(rsrs) mas você fez uma poesia linda, deixando claro com é feito esses bonecos, com muito amor e carinho. Trabalho lindo. Parabéns !

    ResponderExcluir

translate